Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A Menopausa do ponto de vista Psicanalítico

A menopausa é um período de grandes transformações na vida das mulheres, sendo uma fase que desencadeia uma série de mudanças físicas e emocionais. Dentro da perspectiva psicanalítica, exploramos o significado oculto no inconsciente dessa fase tão significativa para as mulheres.
O inconsciente é uma parte da nossa mente, onde ficam armazenados desejos, medos, traumas e conflitos não resolvidos. Durante a menopausa, esses elementos do inconsciente podem surgir com mais intensidade, trazendo à tona sofrimentos e dores.
Considera-se também que a menopausa passa por um momento de luto, pois estamos em uma transição biológica da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. Dessa forma, emergem questões ligadas à identidade feminina e a sexualidade. Essa perda da fertilidade impõe uma questão relacionada com a própria perda de si mesma, do controle do próprio corpo e sentimentos, deixando-nos à deriva de sensações e sintomas não compreendidos e inaceitáveis a nós mesmas.
A menopausa é natural e faz parte do processo de aceitação das novas condições do corpo e da mente dessa mulher. Podemos passar por momentos de introspecção, onde as angústias e as ansiedades são trazidas à tona. Nesse momento, a mulher se perde em si mesma, sem entender as próprias mudanças de humor, personalidade, entre outras coisas, até não se reconhecer mais.
Esse momento da vida pode ser visto como uma redescoberta de si mesma, uma oportunidade para ressignificar a própria vida, redefinir objetivos e encontrar novos sentidos. Neste período, muitas mulheres redescobrem habilidades, interesses e paixões que estavam adormecidos. A busca por conhecimento ajuda a encontrar um sentido, vontade de viver, enfrentar o processo e entender as próprias limitações e possibilidades.
A psicanálise pode ajudar nesse processo, proporcionando um espaço seguro para explorar esses novos aspectos de si mesma. O papel do analista é fundamental nesse processo, oferecendo um ambiente de escuta ativa e empática, onde a mulher pode expressar suas angústias e medos sem julgamentos. O analista ajuda essa mulher a entender os significados simbólicos das suas experiências e a encontrar novas formas de lidar com as mudanças.
A menopausa, é um momento de transformação profundo que, apesar dos desafios, oferece uma oportunidade única de crescimento e autoconhecimento, ajuda a atravessar essa fase com mais serenidade e a encontrar um novo sentido para a sua vida.
Lembre-se, a menopausa não é um fim, mas um novo começo.
Escrito por: Rosana Massacani Psicanalista
Instagram: @psi.rosanamassacani

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

"Cuidar de si é um ato de amor e consciência."

Contato

Copyright © 2025 ACC Mulher+. Todos os direitos reservados.